segunda-feira, 31 de maio de 2010

Como é possível Sr. Ministro da Administração Interna



O nosso primeiro Rei de Portugal D. Afonso Henriques, muitas voltas deve ter dado no túmulo, (sepultado na Igreja de Santa Cruz em Coimbra) por ter lutado pela independência de Portugal, conquistada em Maio de 1144 aos Castelhanos e Mouros.

Não queria admitir mas tendo lido num jornal de grande reputação não teria nenhuma dúvida quanto à notícia. A GNR uma instituição que para mim sempre me deixou algumas interrogações, relembro quando do cerco em 1974 ao quartel do Carmo, em que na altura não estavam dispostos a aceitarem a rendição do então Marcelo Caetano para instalarmos a Democracia em Portugal (a mais velha e conservadora ditadura fascista europeia, marcada por condições políticas, económicas, sociais e culturais). Não se podia esperar outra coisa que não fosse alguns destes senhores defender e manter os privilégios que tiveram e que pelos vistos continuam a querer e ter e com a conivência do Ministro da Administração interna do Governo do Partido Socialista.

O novo quadro de pessoal da GNR vai manter os mesmos “11 generais (que se encontram em final de carreira vindo do exército) aumentando o numero de coronéis de 38 para 53, os tenentes 119 mais 25 que o ano anterior” e existem neste momento menos 1743 guardas e ainda reduzem 88 postos de primeiro-sargento que por norma são aqueles que comandam os postos”. E já agora. Sr. Ministro da Administração Interna será que vamos ter nas ruas a patrulhar e a zelar pela nossa segurança e bens, os “Senhores generais, coronéis e tenentes”?!..

Sem comentários:

Enviar um comentário