quinta-feira, 29 de abril de 2010

Moral dos indivíduos


A corrupção em Portugal tem sido uma prática recorrente ao longo dos anos, só cerca de 40% dos portugueses é que estão preocupados em acabar com a corrupção (a prova esta a vista, exemplo; presidentes de câmaras municipais), os deputados pelos vistos também não me parece que estejam lá muito preocupados, porquanto não mexeram uma palha para acabar com esta praga.

Também não vejo aos políticos nem aos governos, combater privilégios, mas deveria promover a competição aberta fundada no mérito, e não nas cunhas. Sabendo que cabe aos estado criar bons cidadãos.

Todos nós conhecemos o caso da PT, da irresponsabilidades, abordado por um ex-administrador da PT na comissão de inquérito ao negócio da PT/TVI, dizendo que “ teve com certeza algumas bênçãos para poder ter uma ascensão tão meteórica” isto não e corrupção, então o que será. Off!...

E já agora, caros leitores não quero ser derrotista, mas isto tão de pressa não se resolve, e só se explica, quando a nossa justiça for mais célebre, e assumir o seu papel.

terça-feira, 27 de abril de 2010

A paralisação anunciada dos empresários dos camionistas



Em 2008 os patrões dos camionistas paralisaram o país, no próximo mês está previsto fazerem os mesmo, parece-me estranho estes “revolucionários” pretenderem faze-lo, como é do conhecimento geral a visita do o papa Bento XVI está prevista de 11 a 14 de Maio, podem ter todas a razões do mundo, mas aproveitarem-se da situação excepcional para fazer as suas revindicações e ainda por cima empresários (mas estes são os empresários que temos em Portugal obtusos e oportunistas, mas jogam golf) será que não há outra forma de seleccionar o diferendo entre o governo.

E já agora, uma sugestão a ANTP, manifestem-se, mas a pé junto aporta do primeiro-ministro, até faz bem a saúde e ao mesmo tempo estão a colaborara para o meio ambiente, e economizam gasóleo.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Falta de Médicos no Hospital de Cascais


Divulgação transcrita no meu Post da inauguração do Hospital de Alcabideche - Cascais


“O Hospital de Cascais vai estar munidos dos últimos avanços tecnológicos e aos melhores profissionais de saúde (disponíveis; 277 camas; 33 gabinetes de consulta; 6 salas de bloco operatório, 10 salas de parto) (especialidades Médicos; Imagiologia; Medicina física e de Reabilitação; Ginecologia/Obstetrícia; Gastrenterologia; Neurologia; Medicina Laboratorial; especialidades Cirúrgicas; Medicina Intensiva e Urgência Médico-cirúrgica; Pneumologia; Cardiologia; ORL; Oftalmologia. Os serviços de urgências esta previsto a sua abertura para dia 28 do corrente mês. Que sejam capazes de cumprir todo o que disseram e escreveram”.

Pois é, na verdade não cumpriram o mais importante, existe um provérbio muito antigo “sem ovos não se fazem omeletas”, contactei alguns dos utentes que se deslocaram com os seus familiares aos serviços de urgência do Hospital, queixando – se, falta de médicos e enfermeiros, ouvindo dizer, que muitos deles se reformaram e foram prestar serviço para os Hospitais privados.

Vou transcrever alguns dos casos que tive conhecimento; “ para fazer analise esperou cerca de duas horas”, um paciente com problemas cardiovasculares e recorrendo a esta instituição foi-lhe dito que não havia medico da especialidade, mandando-o para Hospital São Francisco Xavier em Algés, foi informado que também não podia ser assistido por falta de médico” e todos recolhessem, a falta de médicos e enfermeiros.

A quem pedir responsabilidades?

Na minha opinião, toda a classe política e não só, a Ordem dos Médicos.
Os governos não conseguiram “impor” uma política de Saúde, a aceitando sempre o cooperativismo e privilégios herdados antes do 25 de Abril, quero lembrar, 90% do curso de medicina são pagos pelos contribuintes e também os únicos que tem emprego assegurado em Portugal, a Ordem dos Médicos continua a defender os seus privilégios e impondo as suas regras e em democracia, não há poderes absolutos.

E já agora, “Será que os médicos só pensam ganhar dinheiro”. Não acredito.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Não sou retrógrado


Andam as televisões, jornais e revistas a promover strippers e dança do varão ( para a divulgação consulte a revista Playboy), em vez de divulgarem jovens talentosos e ideias para o futuro. A directores que estão mais interessados em promover banalidades de umas quantas famílias, que vivem à custa deste tipo de expediente) dizem que é que e para dar mais glamour aos seus convidados, (no caso das TV) e mais fashion e já agora, mais sexy. Ou será, que não tem poder de imaginação, quanto a mim não tem nada haver com o desemprego, mas sim com a liberdade e responsabilidade dos seus directores, já que baste, alguns jornalista e comentadores (figuras públicas) a fazer publicidade de produtos, aproveitando-se do lugar que ocupam. E já agora, deixem-se de hipocrisia e falsidades.

Todos nós sabemos que o pessoal das televisões e não só, não estão preocupados com as nossas opiniões. Eu, advogo que a liberdade de expressão tem que ser tomada a sério e com elevação.

sábado, 17 de abril de 2010

O carácter


Lembro-me como se fosse hoje, Em 1960 frequentava a escola primaria numa aldeia perto de Viseu, como era uma criança muita travessa, diziam os meus progenitores, encaravam a hipótese de vir a frequentar uma instituição religiosa ter uma educação cristã, porque, minha mãe quando muito jovem estivera numa.

Este meu artigo vem a propósito do último debate semanal na Assembleia da República entre o Primeiro-Ministro Eng. José Sócrates (centro-direita) Prof. Francisco Louça do BE (trotskista), num diálogo entre ambos e a reacção inesperada do primeiro-ministro de Portugal “ manso é a tua tia, pá “ isto deveu-se ao discurso do Prof. Louça proferindo esta seguinte frase “vejo que de intervenção em intervenção vai ficando um pouco mais manso”, e é de reconhecer que o diálogo e a resposta foi brutal e recíproca. Se não vejamos, um tio irmão da minha mãe, tinha uma junta de bois e uma vez demandou que ficasse a tomar conta deles e “ não tivesse medo, porque os bois eram mansos”, isto era o que eu ouvia na aquela época, hoje, no século XXI, já não existem juntas de bois, nem tão pouco bois mansos, não admira a resposta dada pelo primeiro-ministro, não acham caros leitores!..

Agora mais a sério, não quer dizer o que foi escrito não o fosse, mas de facto não prestigia o parlamento aos olhos dos cidadãos, pede-se que haja mais moderação, por parte dos deputados e de ministros, condição indispensável a liberdade.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Nunca vou esquecer


Em breve estaremos a comemorar os 36 anos do golpe militar do 25 Abril (revolução dos cravos), contra ditadura fascista de Salazar e Caetano e seus correligionários, alguns ainda existentes em Portugal.

No dia do golpe militar, encontrava-me a gozar férias em Viseu para depois ingressar na tropa (todos os jovens eram obrigados a cumprir o serviço militar) sabendo que era um golpe militar, fiquei com muitas dúvidas, mas logo eu e outros amigos (foi uma época muito impetuosa em que os meus pais amargaram muito, principalmente a minha falecida mãe, que aqui presto a minha sentida homenagem) organizamo-nos para denunciar os PIDES e delatores, que alguns de nós conhecíamos (ainda temos muitos salazaristas, hora vejamos, em 1974 “A Comissão da Extinção da PIDE e da Legião Portuguesa dá a conhecer o poder da máquina repressiva da Ditadura 2162 funcionários, cerca de 20 000 informadores, 80 000 legionários com 600 informadores e 200 elementos da Força de Automóvel de Choque”), vim depois para Lisboa.

Ainda hoje recordo, uma imensa multidão dirigiu-se para o quartel do Carmo onde se encontrava Marcelo Caetano e alguns dos seus ministros (aguardo da GNR), para que ele fosse preso e julgado, mas nunca aconteceu. Porquê. Porque, as forças militares presidida pelo general Spínola, não teria interesse, como mais tarde se veio verificar “golpe spínolista”, de qualquer forma, valeu a pena ter havido o golpe militar, uma vez mais agradeço a todo os militares por nós terem proporcionando de lutar pela liberdade e a democracia e libertação dos Africanos.

Quando regressei Tancos, a Forca Área eu e outros camaradas estávamos mobilizados, para Moçambique, na altura era (só podia ser) para defender interesses económicos (Espírito Santo, Fonseca e Burnay, Mellos, Champalimaud, Quina, Feteira-Bordalo, Vinhas, Abecassis, Sousa Lara, Mota Veiga, Mota & Irmão, Herdeiros de Mário Cunha, Mesquitela, Cardiga,Jardim,etc etc.) existindo até 1974, não aconteceu porque houve um Movimento organizado pelo MRPP impediu o embarque de tropas para África e defendeu de imediato a independência, mas ouve logo outro movimento (colonialista) em Moçambique que se opunha à independência, foi a partir daqui que me envolvi ainda mais na politica, porque contestei que Junta de Salvação Nacional, tenha nomeado para a presidente da Republica o general Spínola.
Caros leitores ainda há muita coisa para contar, mas isso fica para os netos, e historiadores. A moralidade do período do COPCON/SUB, em que eu e outros militares, fomos enclausurados (encontrava-me na Base do Montijo) antes do 25 de Novembro para prepararem o golpe, que foi neutralizado.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O que eu queria era escrever


Caros leitores, não vou proferir ingredientes enfermiço sobre o congresso do PSD mais concretamente das conflitualidade de alguns congressistas, sinto-me preocupado com o dever de procurar a verdade, e como contribuinte liberal democrata agnóstico, o caminho que o Dr. Pedro Passos Coelho diz trilhar, quer menos estado mas não abdica dos estado (exemplo, ajudar empresários privadas), segurança social, o que pretende fazer, será que esta direcção vai defender proposta do Dr. Bagão Félix “o que é preciso retirar o estado da educação, da saúde da segurança social” será que esta direcção vai seguir a politica do Dr. Paulo Portas ou a do Eng. José Sócrates de centro direita, esperamos para ver, estou com curiosidade.

Bem, o que queria escrever era sobre o derby de amanhã entre o Benfica e Sporting, sabendo que é um jogo de riscos declaração feita por responsáveis da PSP, já estou a ver os obstinados criar distúrbios, esperamos que não,
Como entusiasta de desporto e como simpatizante da Académica de Coimbra, peço desculpa aos sportinguistas e Benfiquistas o meu palpite é um empate, e já agora, no próximo jogo que ganhe Académica, Bons jogos, e que ganhe o melhor.

Última hora 560 desempregados em Portugal

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A responsabilidade individual


Tenho que reconhecer como agnóstico que sou, que as instituições ligada a igreja católica e outras religiões, demonstrado o que se deve fazer para os ajudar os nossos idosos, isto leva-me a concluir que a igreja católica tem um grande papel desempenhar na nossos sociedade em que vivemos, é verdade antes do 25 Abril, nunca ninguém soube ao certo qual era os numero de suicídios em Portugal, hoje, já se sabe o numero exacto, que é alarmante, e deveria ser uma preocupação de todos. Existe há cerca de 31 anos em Portugal a chamada voz “Voz Amiga” de (telefone 21 35 45 45) voluntários, para ajudar e aconselhar, mas não chega, todos nós, deveríamos dar mais atenção aos nossos “velhos”, quando cruzamos com eles nas escadas dos prédios e elevadores onde vivemos, cinema, futebol na rua nós transportas públicos, deveríamos saúda-los, isto seria uma das forma de se sentir que são reconhecidos e protegidos, e não abstrair-nos como muitas das vezes acontece.
Alguns sinais de alarme, e de fazer comentários sobre a vontade de morrer;
Um desabafo muitas vezes desvalorizado, de por termo à vida, sentir-se inútil e sem qualquer perspectiva de futuro, mudar padrões de sono ou hábitos alimentares, a insónia a meio da noite e a perda de apetite podem indicar uma depressão, aumentar o consumo de álcool ou medicamentos dar objectos pessoais de grande valor sentimental ou monetário, preparar documentos ou falar com os mais próximos em tom de despedida são sinais a ter em conta e comum nos suicídios.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Actos pedófilos cometidos por padres


Todos temos vindo a acompanhar noticias de casos de pedófilia em colégios católicos na Europa e EUA, com investigações sobre inventais abusos sexuais praticados por padres a alunos,

Não me vou alongar em criticas a igreja católica até porque ela tem tido nos últimos anos uma atitude de igualdades naturalidade e humanidade, porque também não sei se temos casos de pedófilia em Portugal, devo deixar um aviso para que não metem a cabeça na areia como as avestruzes, a igreja católica pelo que sei, não esta a levar estes acontecimentos muito a sério e deveria, a até há quem admita que o pior estará para vir, o que mais me preocupou, o Papa Bento XVI na sua homilia da Páscoa, não fez qualquer referência aos escândalos de pedófilia , na minha opinião, põem em causa a credibilidade da igreja católica e seus mas acérrimos seguidores. E já agora, a igreja teve um papel muito importante na resolução de regras com a passagem de filmes pornográficos nas televisões e contra a promoção dos mesmos, por todo isso a igreja tem que proteger e fiscalizar as instituições que são responsáveis.

sábado, 3 de abril de 2010

O Dr. “João Cravinho não está sozinho”.


Não sou socialista, mas tenho uma grande admiração e consideração por muitos socialistas deste país, nasci perto do Largo do Rato, quando da sede do PS eu e outros liberais agnóstico, incentivamos a tomada do dito palacete, hoje é o local emblemático do partido socialista, sabia que me ia permitir de exprimir livremente e dar as minhas opiniões e convicções, e em boa hora o fiz, (e devemos, em enorme, parte, a liberdade ao PS) mas estava muito longe de vir a escrever; Dr. João Cravinho não esta sozinho, e se fosse vivo de certo teria o apoio do Dr. Salgado Zenha, de que fui um dos seus apoiantes activos para às Presidências de 1986) contra a corrupção neste país, os fazedores de opinião não o tem valorizado de esta sua posição frontal e equivoca, mas, Dr. Pode contar com os meus préstimos e de milhares de portugueses, Porquê, precisamos de políticos como o senhor.

Todos nós deveríamos estar preocupados, quando um politico, e do partido socialista, diz esta frase no parlamento “À Corrupção politica está à solta”, algo esta mal na nossa democracia e na politica, o leitor estará a pensar, e eu, o que tenho a ver com isso, olhe que têm, se corrupção for banida pagará menos impostos a justiça será mais célere, e os políticos vão carambolar menos. E já agora, uma frase do Dr. Mário Soares “ Não é aceitável que os juízes ocupem em força as televisões para dizerem os maiores dislates. Convencidos de que se prestigiam muito, porque vão ao barbeiro ou ao café e as pessoas conhecem-nos” numa entrevista ao Expresso no dia 5 de Março de 2010. Um destacado constitucionalista o Prof. Dr. Gomes Canotilho afirma que se fala muito da crise da justiça, mas ninguém “mexe o dedo mindinho” para apresentar soluções. O recado foi dado num colóquio sobre o conselho da Magistratura, em Lisboa, disse ainda que “ninguém controla ninguém na Justiça

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Levar marradas é cultura?


Eu nunca fui a uma tourada, è o género de coisas que não me agrada ver, na minha juventude muito se falava da festa brava de touros, e de um toureiro que foi morto, na arena da praça de touros no Campo Pequeno.
Agora dizerem que a tourada é cultura, quando constatamos a tourada (festa) e feita com sangue dos animais, sensação que da é de tragédia iminente, de cavalos, toureiros, forcados, e bandarilheiros que se põem a fugir do touro para não levarem uma marrada, forcados que tratam o touro, ó, ó, ó, bicho lindo, bandarilheiros desdobram a capa vermelha machada de sangue, e fogem para as trincheiras, isto e um absurdo, quando muitas das vezes nem os espectadores (aficionados) se encontram em segurança, não me parece que isto seja cultura, cultura foi o que escreveu Ary dos Santos na sua famosa tourada.

E em Espanha os nossos irmãos (e outro países), os chamados touros de morte que introduzem com uma ponta de aço no alto musculoso do cachaço sangrando até a morte ao ponto de cortarem as orelhas para entregar aos aficionados, (os tais ditos amantes de touros), puxados depois por cavalos. Que insensibilidades. Como liberal que sou, é me dificílimo compreender esta barbariei.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Um elogio a GNR e PSP


Há que elogiar o trabalho desenvolvido por estas duas forças de segurança, paga com impostos dos contribuintes e quando assim é, vale a pena pagar, sabendo porém que há muito “boa gente” a fugir de pagar.

Esta madrugado numa operação ”sistina”, fizeram cerca de 40 detenções com armas de fogo e 140 pessoas com excesso de álcool, este é o país que temos, e por estas coisas é que o o presidente AEP, quer que pagamos mais impostos

“O que queremos é sensibilizar os condutores para o perigo do excesso de velocidade, do abuso do álcool, das manobras perigosas e em geral para todas as contra-ordenações e para a necessidade de adoptarem comportamentos responsáveis, em benefício das pessoas e famílias”, explicou Rui Pereira.

Fraude de um fabricante Francesa


Estes pulhas (não se pode dizer, posso vir a ser processado por um juiz muito zeloso) fazem tudo para terem lucros fabulosos, as custas dos consumidores, em causa está implantes mamários, um fabricante usava um gel de silicone diferente do que tinha sido apresentado as autoridades de saúde pública, adulterando o respectivo produto, e por sua vez, violando a regulamentação em vigor, segundo o INFARMED “não há razões que justifique a retirada e substituição preventivas das próteses, a não ser que ruptura seja identificada”, não sei, não.