quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O Dia Europeu da Depressão, celebrado a 17 de Outubro


Segundo o ministério da saúde, a depressão é um flagelo que afecta 20% da população portuguesa, Portugal tem uma taxa de suicídios de 8,6 por 100 000 habitantes, estamos acima da média do Sul da Europa.

Todos nós deveríamos dar mais atenção e apoiar pessoas que ficaram na situação de desemprego, muitas delas deram anos de dedicação.

Os amigos e familiares tem uma grande importância, dar-lhes apoio e pequenas recompensas, por palavras ou por gestos, ajuda é importante para o combate o isolamento, vencer a ansiedade e depressão


Está deprimido?
Questionário extraído de No More Sleepless Nights, de Peter Hauri e Shirley Linde, PhD. (Nova Iorque: John Wiley & Sons, inc.,1991)

1.Sito-me em baixo, deprimido e triste
2.Não gosto das coisas que costume fazer
3.Senti-me tão em baixo que pensei no suicídio
4.Sinto que não sirvo para nada
5.Noto que estou a perde/ganhar peso
6.Tenho dificuldade em dormir à noite
7.Estou inquieto e não consigo estar parado
8.A minha mente não está tão claro como era costume
9.Fico cansado sem razão aparente
10.Sinto-me sem perspectivas de futuro

Pode estar a sofrer de depressão se:
-respondeu afirmativamente a pelo menos cinco destas perguntas;
-respondeu sim quer à pergunta 1 ou 2, e estes sintomas persistiram por mais de duas semanas. Deve procurar imediatamente ajuda profissional se:
-responder sim à pergunta 3.

Sem comentários:

Enviar um comentário