quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Gastamos uma fortuna na formação dos nossos filhos


Presumivelmente estou a ser injusto mas é ou não verdade para se ter hoje um emprego tem que se deslocar, enviar e responder a (anúncios dos jornais) centenas de email, fazer centena de telefonemas, e escrever centenas de currículos, e em troca não obtêm nenhuma resposta, o que dói saber que os filhos e sobrinhos dos políticos, gestores e figuras públicas basta um simples telefonema para os respectivos directores de recursos humanos, passado uns dias já estão a trabalhar.
Tenho vindo a denunciar estas situações, exemplo as universidades não ajudam e os estudantes fica completamente abandonados à sua sorte quando acabam as suas formações.
Na minha opinião, as universidades deveriam criar condições (parcerias com empresas públicas ou privadas) quando os jovens acabassem as suas licenciaturas e mestrados (formação) terem oportunidade de emprego.
Mas deixo um aviso não devem baixar os braços, continuem a lutar por aquilo que querem e que gostam, nunca desistem meus caros estudantes

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Boas ideias!...


Parece-me muito difícil se não impraticável, ver os pais e avós levarem as crianças as escolas a pé, nos últimos meses tenho percorrido com prazer as ruas da Vila de Cascais visto poucas pessoas a passear e andar a pé, tirando os dias de (Feira) praça que são sempre as quarta-feira e sábados, nem quis acreditar quando me falaram que um grupo de pais percorreram na manhã de segunda-feira as ruas da Pontinha em direcção a uma escola da terra formando um “autocarro humano”, e um projecto que resulta de uma parceria entre a Câmara e os encarregados de educação e que se destina a “ descongestionar as ruas da freguesia”, um desafio a CMC e encarregados de educação das escolhas da nossa Vila deveriam discutir e analisar este modelo talvez as crianças (e pais e avós das crianças) aprendessem mais sobre os benefícios que é caminhar. Seria uma forma de não poluir e descongestionar as ruas da nossa querida Vila era deixarem os popós na garagem, os automóveis deveria ser é só para encurtar grandes distancias.
Então que estão à espera façam alguma coisa não fiquem estáticos, vossemecê tem que entender que caminhar faz bem à saúde.
Já agora não fiquem a matutar que andar a pé e só para os pobres

sábado, 23 de janeiro de 2010

A coragem de Pedro Passos Coelho!...


Não tenho a certeza que algum politico tivesse dito e escrito publicamente “quero baixar o salário dos políticos de 5% a 10%” nem queria acreditar do que estava a ler em letras bem visíveis no canto inferir direito do Jornal Expresso “È uma questão de autoridade moral”, eu não estou certo mas alvitre que o Dr. Pedro Passos Coelho nunca (jamais) será eleito para presidente do PSD, quando ambiciona retirar dinheiro aos políticos, já agora em talho de foice não se esqueça de reprovar a ganância dos banqueiros que pretendem continuar apagar de imposto para o IRC entre 8% a 10%, vou estar atento a sua campanha eleitoral para presidência (declarou-se pronto para ser primeiro-ministro), para já tenho alguma simpatia por si, pelo simples facto de ter a coragem de pensar e de querer alterar algo de que esta mal.

È já agora não se esqueça dos desempregados e a miséria no nosso país com cerca de 2 milhões de pobres.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Burro inteligente


Uma herdade como tem o Vitorino é que me dava jeito para criar Burros, desde muito pequeno tenho uma grande simpatia e sempre achei que são animais inteligentes e invulgares.

O meu avo paterno era um pequeno agricultor na zona de Viseu mais concretamente Vila Corça nos anos 70 tinha na Quinta um casal de Burros, os burros tinham algumas tarefas e deveres de carregar sacos de milho para um dos moinhos que existia 20 km fora da Povoação, e tirarem agua de uma das noras (Máquina hidráulica formada por alcatruzes presos a uma corda ou corrente sem fim que mergulham de boca para baixo e sobem cheios) extrai água do poço para rega do milho,tomates alfaces, pepinos, feijão, couves, cenouras, alhos, cebolas, abobaras, melões, melancias e árvores de fruto etc etc.
Os burros deves em quando revezavam-se nas tarefas, um deles o macho nunca queria andar a volta da nora, sempre que o fazia dava coices, mas quando o meu avo aparecia com um grande molho de cenouras o burro cumpria a sua empreitada. Por isso digo os burros são animais muito inteligente.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Populista Hugo Chaves!...


Poderá ter alguma razão no que diz mas onde estava este Senhor Hugo Chaves Presidente da Venezuela, quando o povo do Haiti estavam a precisar de ajuda não fizeram nada e já agora o presidente da Bolívia Evo Morales e o secretário de Estado de Cooperação do Governo francês, Alain Joyandet, todos estes países não estão em posição de fazer criticas aos EUA, neste momento e de organizar e ajuda-los a ser um povo livre e não escravos.
Em 1803 os negros do Haiti deram uma tremenda sova nas tropas de Napoleão Bonaparte e a Europa jamais perdoou esta humilhação infligida à raça branca. O Haiti foi o primeiro país livre das Américas.
A região onde se encontra o Haiti viu, ao longo dos séculos, o massacre de sua população indígena, a escravização de negros trazidos pelo tráfico, a divisão artificial em domínios fabricados ao gosto do colonizador (Espanhóis e Franceses), sua separação definitiva em dois – Haiti, de um lado, República Dominicana, de outro –, as tentativas de reconquista colonialista, a permanente intervenção norte Americana e frequentes golpes de Estado, entre eles o que deu origem a uma das ditaduras mais abomináveis que se pode mencionar (de Papa Doc e Baby Doc, de 1957 a 1986).
Mas como defensor dos Direitos Humanos e da liberdade dos Povos estes senhores não devem degladiar-se mas sim auxiliar e organizar o povo do Haiti.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Evocar Lou Reed, para sempre!..



Lou reed é um contador de histórias do quatidiano e um escritor que encontrou no rock o instrumento de eleição para a propagação dos seus escritos.

Assassinaste o teu filho europeu
cospes em cima dos menores de 21 anos
mas agora os teus carros azuis partiram
melhor seria dizeres adeus
hey, hey, bai bai bai

Tinhas papel de parede verde
querias fazer amor com o acontecer
o teu filho ruropeu partiu
melhor seria dizeres adeus
os teus arquivos registaram a tua despedida.

Filho Europeu (Para Delmore Schwartz)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O excesso de passividade ou indolência


Uma noticia que me deixou atónito, segundo a Lusa deixaram de ser preenchidos as especialidades de Saúde Pública (7), Anatomia Patológica (6), Medicina Geral e Familiar (5), Patologia Clínica (1), segundo o Presidente do Conselho Nacional de Médicos internos, as mesmas de sempre não são vistas como “interessantes ou aliciantes” pelos jovens médicos.
Não compreendo a razão isto se passa sabendo nós que estes cursos de medicina são pagos com os nossos impostos ficando muito dispendiosos ao erário público e ainda estes jovens quando tiram o seu curso tem logo emprego assegurado o que não acontece com a maioria dos outros estudantes que terminam as suas licenciaturas e mestrados.

Os médicos deveriam estar ao serviço das populações, e não ao serviço de interesses corporativistas.... mas a final, qual é o papel do Governo e da Ordem dos Médicos ficam mudos.

sábado, 16 de janeiro de 2010

isto inquieta-me!...


Hora vejamos, neste momento temos Poeta Manuel Alegre apresentou a sua candidatura as presidências Dr. Fernando Lima assessor do presidente da república o carismático e estratégico Dr. Santana Lopes, no caso do Manuel Alegre ainda não tem as assinaturas para se candidatar as presidenciais de Janeiro de 2011, Dr. Fernando Lima esse provavelmente esta a pensar dar uma entrevista ao Expresso, Dr. Santana Lopes esta recolher 2500 assinaturas para a convocação do congresso do PPD/PSD.
Onde resido a mais de 30 anos, no centro de emprego de Cascais estão inscritos cerca de 15 mil desempregado sendo na sua maioria jovens que acabaram os seus cursos neste últimos dois anos.
O que foi anunciado pelo governo de Eng. José Sócrates, 2 mil estágios para as autarquias, vai haver grande concorrência, eu não quero ser derrotistas presumo que a triagem uma vez mais vá para os filhos, enteados, sobrinhos e primos, não vai chegar aos jovens talentosos, este vão de certo candidatarem-se a imigrar, como tem acontecido nos últimos anos, e uma vez mais escrevo "vão ficar os filhos e netos dos Limas, Alegres, Lopes, Sócrates", mais tarde não digam que isto é um pais de broncos.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O que se passou no Haiti


Cabe a todos nós mobilizarmos para auxiliar este povo desta apavorante tragédia, neste momento não e altura para responsabilizar-mos os governantes do Haiti,http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti também todos aqueles que tem beneficiado da aquele povo um dos mais pobres do Mundo, votado ao abandono, não me vou alongar mais tempo nas criticas, a hora é de auxilio e toda a solariedade a este povo mártir, imolado de muitos anos, quem conhece a historia deste povo sabe muito bem porque tem passado. Vamos todos ajudar o Povo do Haiti.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Irresponsablidade


Isto fez-me lembrar das viagens que fazia pelo país quando me apercebia que alguns energúmenos que buzinavam e ultrapassavam pelo lado errado.

O que se passou na Escola em Braga poderia ter acontecido em qualquer escola do País.
Os pais deste menor tem grande irresponsabilidade e são cúmplices de um erro que lhes poderia ser muito caro deixando uma arma de fogo a mão de um adolescente sem que para isso tivessem o cuidado de o proteger, visto ser um indevido que não tinha consciência de uma arma que mata que utilizou para brincar. Não conheço a lei sobre as armas de fogo, mas não há liberdade sem lei.
Deveríamos todos nos reflectir e a brindo a reflexão para um debate de pais, professores advogados padres, policias, e porque não ex-criminosos arrependidos.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

lugar aos jovens


A neve faz-me lembrar a repartição da riqueza, continua a ser muito injusta a desigualdades sociais são intoleráveis veja se o caso de alguns reformados, desempregados e emigrantes que estão a passar por muitas dificuldades. Mas mais uma vez temos que dar o lugar aos jovens colocá-los em sítios estratégicos e até de grande responsabilidade para que isto tudo mude de vez, bem sei que não e fácil, sabendo que há muita gente agarrada como lapas às rochas, mas não desistem.

Como é do conhecimento geral, vamos celebrar os 100 ano da República, cabe-nos a nós todos fazer balanço pelo menos destes 35 anos de democracia. Democracia essa que lutámos até ao 25 de Abril, acabando com 48 anos de ditadura.

Mas todos nós temos muito que aprender e que lutar para atingirmos os nossos ideais que é acabar com as injustiças, este pais precisa de ser governado por pessoas idóneas e não estarem preocupados com os seus interesses egoístas e pessoais. Não vamos desistir e de lutar, podem contar com o meu empenho.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Votem Sempre!..



È com grande orgulho que pertenço a esta geração de cantores de intervenção, não me cabe elogiar mas quem não sente não e filho de boa gente, vou partilhar com os meu leitores que neste momento não sei quantos são, mas para mim bastava só um, para ter o meu maior respeito e admiração e estar disposto a ler o que escrevo, reconheço que não tenho um grande poder de escrita, estou a dar o melhor que sei e que tenho aprendido e lido, nestes últimos meses tem sido enriquecedores, tanto no campo de afectos como culturais, não tanto no desportivos, indicação do meu cardiologista não posso fazer esforços físicos….vamos ao que me levou fazer este artigo:
Em tempo escrevi que se reunir três vultos do (da nossa democracia) nosso País e da nossa cultura nacional José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto Bordalo Dias. E quem não pode estar presente nos excelente concertos que deram e que maravilharam todos aquele que tiveram o privilégio de assistir ao vivo, esta a venda o duplo CD” três cantos ao Vivo” com mais dois DVD, com o fim eco concerto e também um documentário.
Provavelmente não vão ler este artigo, mas não deixo de elogiar este magnifico trabalho e uma vez mais obrigado. Voltem sempre!....

sábado, 9 de janeiro de 2010

Plano de emergência!..


Amigos leitores um conselho elabore um plano de emergência, todos nos sabemos que deixamos toda para o último dia, a minha opinião o último dia poderá ser tarde demais siga o meu conselho, mas vale prevenir que remediar, e um excelente Ano.

1.Elabore um plano de emergência para que todos saibam como agir em caso de sismo.
As crianças devem saber desligar a água, a electricidade e o gás, para evitar curto-circuitos, incêndios ou inundações. Tenha junto do ao telefone uma lista com os números da Polícia, Bombeiros, Serviços Médicos e da Protecção Civil. Mas lembre-se que, em caso de emergências deste tipo, deverá utilizar o telefone unicamente em caso de extrema necessidade.
2.A sua casa deve estar preparada para uma emergência. Fixe bem às paredes, chão ou tecto os móveis, armários, estantes, candeeiros, etc., que podem soltar-se e caírem. Coloque os objectos pesados, ou de grande volume, no chão ou em estantes mais baixas. Assegure-se que objectos como espelhos ou quadros pesados não fiquem por cima de lugares como a cama ou sofá. Não coloque as camas perto das janelas.
3.As crianças devem ser ensinadas a fazer frente às emergências.
Para não lhes provocar medo, explique-lhes de uma forma tranquila e simples as recomendações mais básicas. Elas devem abrigar-se debaixo de uma mesa ou de uma cama e devem proteger a cabeça e os olhos. Uma boa forma de ensinar estas instruções aos seus filhos é fazê-lo como se fosse um jogo.
4.Em caso de sismo não entre em pânico e ajude a aclamar as pessoas que estão junto a si. Evite ficar no meio da sala e afaste-se de chaminés, janelas, espelhos, vitrinas ou objectos que possam cair. Procure refúgio num canto da sala, debaixo do vão de uma porta interior, do pilar de uma trave mestra, ou de móveis sólidos, como mesas, camas ou secretárias. Ligue o rádio e fique atento às instruções.
5.Numa situação de catástrofe é frequente existirem fugas de gás. Nos primeiros sismos a seguir ao sismo não acenda fósforos ou isqueiros, nem ligue o interruptor porque pode provocar uma explosão. Corte imediatamente o gás, a água e a electricidade. Veja se a casa sofreu graves danos. Se ela não estiver segura saia para a rua mas não utilize o elevador. Tenha cuidados com os vidros partidos e com os cabos de electricidade soltos.
6.Se estiver na rua no momento do sismo, afaste-se de árvores, postes eléctricos, muros e edifícios, por causa da possível queda de escombros. Não vá para casa. Procure lugares abertos, como praças, descampados ou avenidas amplas. Mantenha-se num local seguro e não circule pelas ruas, deixando-as livres para as viaturas de socorro. Regresse a casa apenas quando as autoridades o aconselharem.
7.Se estiver a conduzir no momento do sismo pare a viatura assim que for possível e permaneça dentro do veículo.
Afaste-se de pontes, postes eléctricos ou edifícios. Tenha cuidado com os cabos de alta tensão caídos e com os objectos que estejam em contacto com eles. Ligue o rádio e fique atento às instruções difundidas.
8. Em caso de catástrofe, colabore com as autoridades. Lembre-se que a utilização simultânea e de forma massiva do telefone bloqueia as linhas, impedindo o bom funcionamento das comunicações, que são imprescindíveis para as operações de socorro. Use o seu telefone unicamente em situações de emergência.
9.Em caso de catástrofe não vá para a beira-mar porque é possível que ocorra um tsunami na meia hora seguinte ao sismo. Em caso de alerta, vá rapidamente para uma zona alta e afastada da costa. Se estiver numa embarcação dirija-se para o alto-mar. Um tsunami ó é destrutivo à zona costeira.
10.A seguir ao sismo avalie o estado em que ficou o edifício onde se encontra porque podem ocorrer réplicas que derrubem as áreas danificadas.
Utilize os telefones apenas em caso de urgência, quando existirem feridos graves, fugas de gás ou incêndios. Se existir a possibilidade de a água estar contaminada, consuma apenas água engarrafada. Ligue o rádio e fique atento às instruções.
11.Se estiver a conduzir no momento do sismo, pare o veículo numa zona segura e permaneça dentro dele.
Se estiver na rua mantenha-se afastado de prédios, muros e postes de electricidade. Se estiver num edifício não se precipite para a saída. Fique no seu interior até o sismo parar e depois saia com calma. Se estiver no trabalho mantenha-se afastado das máquinas.
12.Depois de um sismo deve abrir os armários com precaução já que alguns objectos podem ter ficado numa posição instável. Se detectar o derrame de substâncias tóxicas ou inflamáveis, deve limpar a zona o mais rapidamente possível. Se existirem destroços deve calçar botas ou sapatos resistentes para se proteger dos objectos cortantes ou pontiagudos.
13.Numa situação de emergência não use o elevador. ~
O sismo pode provocar a sua queda ou cortar a electricidade, deixando-o preso no interior. Se tiver de utilizar as escadas verifique se elas resistem ao peso. Se existirem destroços, calce botas ou sapatos resistentes para se proteger. Evite circular pelas zonas sinistradas, porque para além de perigoso dificulta os trabalhos de reabilitação.
14.Se estiver no interior de um edifício no momento do sismo, ajoelhe-se e proteja a cabeça e os olhos.
Não vá para as escadas porque elas podem encher-se rapidamente de escombros. Não corra para a saída, porque isso provoca uma situação de pânico que pode causar vítimas. Se ficar preso tente comunicar com o exterior batendo com algum objecto
15.Para prevenir uma situação de risco tenha em casa um estojo de emergência com um rádio a pilhas, lanternas, pilhas de reserva, um estojo de primeiros socorros, medicamentos e alguns agasalhos.
O estojo deve ficar guardado num lugar fixo que seja conhecido por todos, incluindo as crianças. Tenha um extintor em casa. Aprenda a usá-lo e faça as revisões periódicas.
16.Nos primeiros minutos após o sismo mantenha a calma mas conte com possíveis réplicas. Se encontrar alguém ferido procure prestar-lhe o auxílio que for necessário. Mas só deve mover os feridos graves se souber como actuar correctamente ou se existir risco iminente de inundação, incêndio ou desabamento do local onde se encontram.
17. Esteja preparado para uma situação de emergência.
Armazene, num lugar seguro e de fácil acesso, uma reserva de água e de alimentos duradouros que dê para 2 ou 3 dias. Reveja periodicamente as provisões e as instalações de água, luz e gás. Tenha algo à mão tão simples como um apito. Pode ser útil como um sistema de alerta para pedir ajuda no caso de ficar preso.
18.Se trabalhar num local onde existem matérias tóxicas ou inflamáveis deve apostar na prevenção.
Guarde bem os materiais perigosos, como substâncias químicas, fertilizantes ou combustíveis, e evite que se derramem. Durante o sismo afaste-se das máquinas. No seu local de trabalho devem ser realizadas simulações com o objectivo de praticar as acções a levar a cabo em caso de sismo.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Mas quem sou eu para dar palpites!..


Não era de todo a melhor altura, mas quem sou eu para dar palpites, na altura em que deveríamos nos preocupar mais, com os 2milhões de pessoas abaixo da media segunda as estimativas, hoje foi anunciado pelos órgãos da comunicação social, estamos com mais 10% de desempregados, num país com cerca de 10 milhões de habitantes, o que fizeram os deputados na assembleia da república foi aprovar uma lei sobre o casamento ……. Este assunto deveria ter sido discutido, mas não foi, e podemos correr o risco de nos pormos uns contra outros, espero que não.

Quero expressar a minha opinião com a aprovação de lei que legaliza a casamento entre pessoas do mesmo sexo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Queremos gente sem vícios!...


O mundo esta cheio de boas intenções, os deputados eleitos para Assembleia da República estão também na mesma linha, todos nos enxergamos que a maioria dos deputados não estão interessados em criar condições para que a corrupção em Portugal seja banida de vez.

Foi criada uma comissão parlamentar para o combate à corrupção composta para além de Vera Jardim como presidente, a comissão, que foi criada por proposta do PSD, tem como vice-presidentes Pacheco Pereira (PSD) e Lobo D'Ávila (CDS) e como coordenadores Ricardo Rodrigues (PS) e Fernando Negrão (PSD), com a responsabilidade de apresentar num prazo de seis meses o relatório, esta comissão na minha opinião esta inquinada, não estou a falar nas pessoas, mas sim nas suas idades, vão achar uma disparate a estar a referir as idades, fazemos uma pequena analogia as idades tem nestes e noutros casos muitos vícios não quer isto dizer que não tenham experiência, mas esta comissão deveria ser entregue e dirigidas por gente (deputados) jovens estes sim não tem vícios nem experiência.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Não nos iludamos. Ou nos salvamos nós, ou ninguém nos salva.


Todos tivemos oportunidade de ver e ouvir as debilidades que temos quando chove mais que o previsto, este ano como nos anos anteriores houve situações de devastação em alguns pontos do país, e é sempre a culpa do clima (das alterações climáticas), nunca é e culpa do homem dos técnicos que não prevêem situações que podem vir a ser desastrosas para as populações. Muitas das vezes por ingenuidade e boa-fé, outras por desleixo preguiça.
Mas é preciso e haver mais responsabilidade por parte de todos nós e uma vontade cívica, porque quem paga a factura é sempre aqueles que menos tem.